A era moderna - Séculos XVII a XX

O tempo de expansão ocidental e liberdade religiosa.

No começo do século XVII o termo "Anabatista" foi abreviado por causa dos abusos de alguns que usaram este nome. Muitos anabatistas eram hereges.

Tolerância religiosa aumentou na terra nova, e emergiu uma vontade nacional de ter liberdade de consciência.

  1. Os protestantes quiseram oficializar suas igrejas estatais na América do Norte, mas não foram felizes nesta tentativa.
  2. A liberdade que as colônias ganharam da Inglaterra pela revolução trouxe vontade de formar uma nova nação com liberdade religiosa, mas só com muitas lutas. Foram formados os Estados Unidos. Foi adotada a constituição com suas emendas de garantia de liberdade.
  3. Antes, e até algum tempo depois da revolução, havia igrejas oficiais em cada colônia. Mas finalmente a perseguição acabou.

Os batistas que sobreviveram séculos de oposição e perseguição acharam um solo fértil para plantar sua fé em muitos lugares naquela terra nova.

Dois tipos de batistas ingleses foram à América.

Batistas Regulares ou Particulares.

  1. Não tem nada a ver com o nome de Batistas Regulares no dia de hoje.
  2. Creram na redenção particular e não universal. Eram calvinistas.
  3. Em 1638 d.C. em Newport, Rhode Island, foi organizada a primeira Igreja Batista Americana pelo pastor John Clark.
  4. Em Julho de 1707 d.C. cinco igrejas organizaram a primeira Associação Batista na América na cidade de Filadélfia, Pennsylvania.
  5. Praticaram missões. Creram na expansão da obra na terra nova.

Batistas Separados ou Gerais.

  1. Creram que Jesus morreu por todos. Sua morte é suficiente para todos mas eficiente só para os eleitos, isto é, os regenerados.
  2. Eles eram descendentes também dos Waldenses e Lolardos.
  3. Não eram protestantes, mas batistas.
  4. Também não eram contra as missões. Chegaram mais tarde que os Particulares mas trabalharam muito organizando igrejas pioneiras.
  5. Em 1787 d.C. A união dos dois grupos. Foram chamados Batistas Unidos.

 A união não foi orgânica. Concordaram em reconhecer um a outro, e deixaram suas diferenças sobre calvinismo. Isto ajudou a expansão missionária das igrejas. Não era necessário levar as suas diferenças da Inglaterra à América.

 


Versículo

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna." - (João 3:16)