Nossa história

COMO TUDO COMEÇOU ...

Nossa igreja começou como resultado do trabalho e visão missionária da Igreja Batista Independente de Santa Cruz do Sul/RS,no início da década de 50,mais precisamente no ano de 1952.Surgindo a necessidade de expandir a semente do Evangelho, Deus começava a colocar nos corações de seus servos o ideal que mais parecia um sonho difícil de realizar; fundar novas igrejas em novas áreas. Porém, a obra era do Senhor, certamente muito poderia acontecer.

Havia na Igreja Batista Independente de Santa Cruz do Sul, homens fiéis e muito dedicados à obra, e estes foram os principais instrumentos do Senhor para a consumação desse desafio, dentre eles destacamos o pastor Aniceto Vera e o irmão Luis Conde.

OS PRIMEIROS FRUTOS E O PRIMEIRO PONTO DE PREGAÇÃO

Tudo começou no ano de 1952, o então Pr.Aniceto Vera da Igreja Batista Independente de Santa Cruz do Sul, começa as primeiras incursões em nossa cidade. Diante da oportunidade, Pr.Aniceto fala do amor de Deus no bairro e convida pessoas para assistir aos cultos realizados na casa do seu Álvaro de Macedo, que residia na Rua Emiliano de Macedo, bairro Cidade Alta. Deus não deixa por menos, através do Espírito Santo, testifica do Seu  amor, através das mensagens pregadas, tocando o coração dos primeiros ouvintes. Quatro almas aceitam a Jesus como seu Salvador, dentre elas esta Ignes Alvina da Fonseca, que pela graça de Deus esta conosco até o dia de hoje (01/12/2010), com seus 90 anos de idade.

O PRIMEIRO TEMPLO

Entre os anos de 1955 e 1956, sob iniciativa irmão Teodoro Garcia da Fonseca, são adquiridos três terrenos na Rua Júlio de Castilhos - Bairro Cidade Alta, de propriedade do seu Álvaro de Macedo que estava vendendo terrenos nesta época. O ano de 1957 foi marcante para a família Batista Independente de Venâncio Aires, pois neste ano é construido e inaugurado a capela para realização dos cultos nos terrenos recém adquiridos. Também neste mesmo ano é realizado o primeiro batismo da jovem igreja da cidade, e neste batismo esta nossa irmã Ignês Alvina da Fonseca e seu finado esposo Teodoro Garcia da Fonseca e o também já falecido casal João Chaves da Rosa e Araci Martinelli da Rosa. E assim continuou o trabalho com a ajuda de Deus e o dinamismo dos irmãos, sempre firmes e constantes no trabalho, levando adiante esta obra pela vontade de Deus.

O DESAFIO DE CONTINUAR

Em Santa Cruz do Sul o Pr.Aniceto é sucedido pelo Pr.Eliezer Berninni que quando não podia vir a cidade com sua lambreta, enviava obreiros para auxiliar o trabalho aqui. Após a transferência do Pr.Eliezer, assumiu a presidência em Sta.Cruz do Sul o Pr.Oscar Ferreira, e neste período, aqui em Venâncio,  a irmã Ignês auxiliou no trabalho cuidando durante um bom tempo da congregação.

Entre 1973 e 1974 o trabalho Batista Independente na cidade começa a se expandir a outras localidades e municípios vizinhos, sendo que neste período, na localidade de Passo da Mangueira, interior de Santa Cruz do Sul-RS na época (hoje pertence ao município de Passo do Sobrado-RS), acontece as primeiras incursões e as primeiras decisões ao lado de Cristo na região.

A EMANCIPAÇÃO

Vinte e dois anos se passaram, e no dia 17 de Fevereiro de 1974 a então Congregação Batista Independente de Venâncio Aires passa a ser denominada IGREJA EVANGÉLICA BATISTA, e é então organizada como igreja emancipada, iniciando com 38 pessoas. Esta Assembléia foi presidida pelo Pr.Sebastião Lourenço de Souza, então pastor da IBI de Cachoeirinha e primeiro pastor da nova igreja organizada, de forma interina. A primeira diretoria ficou assim constituída: Presidente Pr.Sebastião Lourenço de Souza, vice-presidente João Chaves da Rosa, 1º secretario Ivo Nadir Neri, 2º secretario Adão Trindade de Camargo, 1º tesoureiro Pedro Dornelles, 2º tesoureiro Jaime Soares de Souza e vogal Constâncio da Silva Paz.

A IBP E OS NOVOS TEMPOS.

Com a saída do pastor Enio José dos Santos, no início de 2005, transferindo-se para a Igreja Batista Betânia de Sapucaia do Sul/RS, assume como pastor da IBP o Presbítero Edimilson Bonifácio da Conceição, que mesmo trabalhando secularmente conduz de forma equilibrada os negócios da igreja, e em Deus define “Uma visão de família” para a igreja, estabelecendo assim, o marco de um novo tempo na vida da Igreja Batista em nossa cidade.

Sob a direção do Espírito Santo, em Junho de 2005 é definido a “Declaração de Fé”, que descreve a forma de como nos conduzimos como Igreja Local e a visão que temos para a mesma,e o “Termo de Compromisso” que é a manifestação pública do engajamento e envolvimento de cada membro com a visão da Igreja Local (de modo que não há como ser membro da Igreja Batista da Paz, sem estar assim empenhado). Já em Novembro do mesmo ano é alterado o nome da igreja, passando de Igreja Evangélica Batista Venâncio Aires, para Igreja Batista da Paz, bem como é desenvolvido pelo irmão Natanael Farias da Igreja Batista de Sta.Cruz do Sul, o nosso logotipo.

Éramos 39 pessoas, de la pra cá, construímos novos banheiros, aumentamos o espaço físico do templo, ultrapassamos os 150 membros. Hoje temos a sensação em nosso coração, e as evidências em nossa volta nos confirmam isto, que Deus esta nos guiando por um caminho extremamente maravilhoso, um caminho cheio de glória e de paz, descortina diante de nossos olhos aquilo que Jesus falou em Mateus 16:18: que Ele mesmo iria edificar, levantar, fortalecer e dirigir a sua igreja. Glória a Deus! Aleluia, pois fazemos parte desta Igreja poderosa, imbatível e invencível, literalmente, o melhor de Deus ainda esta por vir!

Continue acompanhando o que Deus esta fazendo entre nós, continue visitando e navegando em Aplicativo, é um grande prazer tê-lo em nossa companhia!!!

Edimilson B.da Conceição
Pastor Sênior





Versículo

"Querido Deus, Tu és minha proteção, a minha fortaleza. Tu és o meu Deus, eu confio em Ti. " - (Salmo 91:2)