Batistas tradicionais - americanos

Muitas vezes o pregador precisa ter uma idéia da história do mundo e das igrejas verdadeiras que Cristo tem conservado até os nossos dias. Este pequeno estudo sobre algumas datas destacadas na história não é completo, e algumas datas são aproximadas somente. Mas pode ajudar alguém a entender melhor o nosso mundo "Batista" de hoje.

Em 1905 A organização da Associação Geral dos Batistas por alguns que saíram da Convenção do Sul por causa do seu governo centralizado.

Em 1907 foi organizada a Convenção Batista do Norte que mudou seu nome para Convenção Batista Americana em 1950. Seu nome atual é Igrejas Batistas Americanas nos Estados Unidos, desde 1973. É liberal, mais protestante que batista, faz parte do Concílio Nacional das Igrejas e o Concílio Mundial das Igrejas de Cristo, umas organizações ecumênicas.

Em 1924 A Associação Geral dos Batistas reuniu na cidade de Texarkana, Arkansas-Texas para ser reorganizada. Adotou o nome de Associação Batista Americana (ABA).

  • Creram que nas convenções a igreja local perde sua autonomia.
  • Creram que a comissão foi dada à igreja, e não à convenção.
  • Eram "Landmarkers" ou irmãos que queriam voltar para a Bíblia como a nossa autoridade espiritual em tudo. É contra o batismo alheio e confraternização com protestantes, etc.
  • Os líderes originais disseram que praticariam "missões diretas," mas nos últimos anos, como TODAS as organizações extra-bíblicas, tem uma comissão para dizer quem é, e quem não é missionário, etc.

Em 1950 Houve uma divisão na Associação Batista Americana em Lakeland, Flórida causada por diferenças de liderança.

  1. Havia diferenças sobre quem podia representar a igreja como seu mensageiro.
  2. O novo grupo formou a NABA (North American Baptist Association). Depois mudou o nome para BMAA (Associação Missionária Batista da America). Ela mandou alguns missionários ao Brasil na época, aproveitando alguns elementos que saíram da Convenção Batista Brasileira.
  3. Simplesmente é mais uma organização desnecessária para obedecer a comissão de Cristo!

Em 1928 "World Fundamental Baptist Missionary Fellowship" foi fundada pelo redator do jornal "The Baptist Standard" de Texas e pastor da Primeira Igreja Batista de Fort Worth, Texas, J. Frank Norris. O nome atual é World Baptist Fellowship.

  1. Feita de igrejas cansadas do modernismo na Convenção Sulista.
  2. Norris era bom pregador, mas tipo "ditador." A própria igreja dele não decidia muita coisa.
  3. Foi fundada nesta época o "movimento fundamentalista."
  4. Qualquer organização maior que a igreja local tira a autonomia dela.
  5. A palavra "Fellowship" significa Confraternização. É uma convenção.

Em 1932 Organizada a GARB ou Associação das Igrejas Batistas Regulares, em Illinois, com 22 igrejas representadas.

  1. Saíram da Convenção do Norte por causa do modernismo e excessiva autoridade sobre as igrejas. É o mal de TODAS as Convenções.
  2. Os Batistas Regulares do Brasil tem sua origem na GARB.

Em maio de 1950 foi organizada a BBFI, ou "Baptist Bible Fellowship International" por causa das brigas internas da World Baptist Fellowship e o domínio do Pr. Norris em praticamente tudo.

  1. Esta organização, como as demais, declara que as igrejas que cooperam com ela são independentes. É verdade se o pastor e a igreja não contrariar os líderes da organização.
  2. A maioria deles ensinam a teoria das "duas igrejas," a local e visível e também a invisível feita de todos os crentes.
  3. São fracos quanto a questão de receber membros de outras denominações. Alguns recebem batismo alheio

 


Versículo

Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim." - (João 14:6)