John Wycliffe

(c) Só Biografias
In: www.sobiografias.hpg.com.br

(1320 - 1384) 

Professor e teólogo inglês do séc. XIV nascido em Richmond, Yorkshire, pensador mais representativo da Europa pré-luterana que organizou a primeira tradução completa da Bíblia para o inglês e, também, foi um precursor da Reforma por suas controvertidas doutrinas, propagadas pelo grupo herético dos lolardos ou "clérigos pobres". 

Estudou em Oxford onde conheceu as teorias de Escoto e Ockham e tornou-se mestre do Balliol College (1360), mas renunciou ao cargo para exercer a função de vigário de Fillingham (1361). Voltou a estudar em Oxford (1363) e recebeu o grau de doutor em teologia (1372). Tornou-se professor de teologia e Reitor de Lutterworth, Leicestershire (1374). Questionava a autoridade do papa, na época o papa Gregório XI, e do clero e negava a presença de Cristo na Eucaristia e a eficácia dos sacramentos e rejeitava os ritos. Defendeu também a devolução dos bens eclesiásticos ao poder temporal encarnado pelo soberano. Defendeu de público a insurreição camponesa de 138, mas em razão de seu fracasso decidiu se retirar para a paróquia de Lutterworth. 

Todas as suas obras foram proibidas, mas ele escapou da prisão graças ao prestígio junto ao povo e aos intelectuais de Oxford. O Concílio de Constança (1415) condenou oficialmente as idéias do teólogo. 

Escreveu inicialmente obras de natureza filosófica como De ideis e Tractatus de logica e de política-religiosa tais como De dominio divino libri tres, Tractatus de civili dominio, De Ecclesia, De officio regis e De protestate papae. Suas idéias, no entanto, encontraram continuidade na tradição lolardista britânica e no movimento hussita da Boêmia, que as transmitiram de forma indireta aos teólogos da Reforma.


Versículo

Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim." - (João 14:6)