O início em Santa Catarina

XANXERE - 1951
As primeiras sondagens para abertura de um trabalho permanente entre os índios Caingangues, foram feitas em 1951, quando os missionários Ame Johansson e Thorsten Sjósteth visitaram vários postos indígenas no sertão catarinense.

Em 1956, foi iniciado o trabalho no Posto Indígena Chapecó. Ao lado do trabalho de evangelização dos índios, foram instaladas escolas primárias para alfabetização, as quais servem também como capela para pregação. A obra começou a tomar vulto e ficar conhecida; es­tendeu-se até aos caboclos (sertanejos), havendo entre êsses boa aceitação do Evangelho.

Como resultado, muitos se converteram e foram bati­zados, organizando-se a IGREJA BATISTA INDEPENDENTE de Xanxerê, em 23 de agôsto de 1959. Atualmente (1960), conta a Igreja com mais de 20 membros.

Muitas foram as lutas, mas também, muitas são as bênçãos. Os inimigos da obra do Senhor, não deixaram de levar a efeito suas perseguições e ameaças contra os servos de Deus, removendo pontes, obstruindo estradas e tudo o mais que desejavam para impedir a propagação do Evangelho. A Obra, po­rém, triunfou e está em franco progresso.

Novas portas se abrem e atualmente a Igreja mantém pontos de pregação em Samburá, Toldinho, Bom Jesus e Pôsto Indígena. Como obreiros trabalham, tanto na Igreja como nas escolas, os pastôres Ame Johansson com sua esposa Sva, o ca­sal Armênio e Jandira Rodrigues e as irmãs Alda Lelis, Dorcas Laco e Delma Bastos.

O trabalho não tem verba especifica para o seu sus­tento, mas de tempos em tempos Deus providencia o necessário, nada tendo faltado até agora. ELE continuará a sustentar a obra!

JOAÇABA - 1954
O início do trabalho do Senhor, em Joaçaba. por inter­médio da CIEBIB, deve-se a uma visita feita, ali, em 1953, pe­los irmãos Estefano Bitrichuk e Dr.Benigno Cerdeira. O tra­balho desenvolveu-se, e a 4 de abril de 1954, foi organizada a Igreja, quando se realizou o primeiro batismo, tendo como pas­tor o Rev.Pedro Falcão. Em 15 de outubro de 1955, assumiu o pastorado o Rev. Martinho Mendes, desenvolvendo-se, então, o trabalho até Erval Velho, Tangará e Videira.

Em 6 de dezembro de 1958, o pastor Martinho Mendes foi substituido pelo evangelista Nils Persson, o qual, por sua vez, passou a direção do trabalho para o evangelista Alexandre Ogorodnik (1961).

Apesar das grandes dificuldades porque a Igreja tem passado, o campo joaçabense mostra-se promissor, mantendo a Igreja pontos de pregação na Vila Militar e Erval Velho e com boas perspectivas de trabalho em outras localidades onde cren­tes novos continuam aguardando visitas.

O destacado trabalho (dos irmãos leigos, que despreen­didamente têm auxiliado a obra do Senhor, quando a Igreja fi­cou sem pastor por algum tempo merece o reconhecimento de todos. A Igreja mostra-se profundamente agradecida ao Senhor e a. Convenção pelo sustento pastoral, assim como a todos os obreiros que, num ou noutro tempo, têm cooperado com ela no desenvolvimento da obra. Que o Senhor a todos recompense!

CRICIÚMA - 1960
O trabalho do Senhor, em Crisciúma, capital do carvão, no litoral catarinense, deve-se às atividades dos irmãos de Araranguá que, sob a orientação do pastor João Fer­nandes, iniciaram o trabalho de evangelização naquela prós­pera cidade.

Inicialmente, o trabalho constituiu-se como ponto de pregação da Igreja Betel, de Porto Alegre, até à sua organização, como Igreja Independente. Deus abençoou a obra, e em 15 de julho de 1960, foi or­ganizada a IGREJA BATISTA INDEPENDENTE, de Crisciúma, com 27 membros.

Grande foi o movimento do trabalho, ali. Em pouco menos de um ano a Igreja já contava com 70 membros em plena comunhão. O pastor João Fernandes, obedecendo a uma chamada divina, não media esforços para o desenvolvimento da obra, e o Espírito Santo dirigia o seu povo.

Encerrando aqui esta síntese da nossa história, pres­tamos nossa sincera homenagem à Sociedade Missionária Batista Independente e à Convenção Batista Independente, assim como ao membro fundador e fiél cooperador do trabalho, irmão Bazilio Rodrigues.

“Graças a Deus pelo seu dom inefável”.

Extraido do livro “Quem somos... O que fazemos... Em que cremos...”
Publicado pela Casa Editora Batista Independente e, gentilmente cedido pelo Pr.Silon O.do Nascimento da Igreja Batista Independente de Sapucaia do Sul-RS (2006)


Versículo

"Querido Deus, Tu és minha proteção, a minha fortaleza. Tu és o meu Deus, eu confio em Ti. " - (Salmo 91:2)