O início em Portugal

1. Breve História.
Tudo começou na cidade da Maia, na sala de estar do apartamento do Pr. Getulio Silveira. Estávamos em Abril de 1990. Era domingo e cerca de 30 pessoas estavam reunidas, sendo que a grande maioria estaria a ouvir pela primeira vez a mensagem do Evangelho. As conversões começaram a ocorrer e rapidamente esta sala de estar torna-se pequena demais para tanta gente, por isso um outro lugar seria necessário. Da cidade da Maia fomos para a cidade do Porto. A ACM passa a ser, temporariamente, o nosso lugar de culto.
Nesta altura fizemos os primeiros baptismos a 22 de Julho de 1990 na cidade de Arcos de Valdevez. No domingo seguinte foram recebidos os primeiros membros num total de 17 irmãos. Estes foram tempos de Bênçãos e de conquista de almas. Até que uma irmã cedeu a cave da sua casa, na Maia, para a realização dos nossos cultos, sendo que o primeiro foi realizado a 1 de Setembro de 1990. Ali ficamos alguns meses ao fim dos quais alugamos um armazém, espaço que nos serve ainda hoje de templo. A sua inauguração ocorreu nos dias 29 e 30 de Novembro e 1 de Dezembro. Hoje, olhando para os anos passados, vemos como a mão do nosso Deus tem sido constante sobre nós, fazendo crescer esta obra que lhe pertence. Desta Igreja, têm sido implantadas novas Igrejas em outras cidades: Felgueiras, Lousada, Porto, Monção, Valongo e mesmo dentro da cidade da Maia, (Gueifães, Águas Santas). Apoiamos o trabalho missionário em outros países: Espanha, Marrocos, Brasil, Ucrânia, Índia, Angola e Moçambique. No dia 2 de Setembro de 2001, a Igreja, pela vontade do Senhor dividiu-se para crescer. A Igreja Encontro de Paz – Maia, passa ter um novo ministério liderado pelo Pr. Isaque Lucena e a Comunidade da Paz em Águas Santas é oficialmente constituída e os Pastores Getulio, Kaleb, Ana Pires e o Seminarista Caetano, passam a integrar o Ministério Colegiado da Comunidade da Paz. Com a saída do Pr. Getulio em Maio de 2003, o pastor Kaleb Soares, passa a ser o líder do ministério interinamente, tendo sido ratificada a sua liderança na assembleia realizada em Dezembro do mesmo ano.

2. Ministério Colegiado
Um termo que você vai ouvir muito aqui na Comunidade da Paz, é ministério colegiado. Mas o que significa isto? É o sistema de governo espiritual da igreja neo-testamentária, que entendemos ser o mais eficiente e por isto aplicamos em nossa igreja. Ministério Colegiado é a Equipa Pastoral da Igreja, o grupo de irmãos que orienta espiritualmente a igreja. Acima de tudo o ministério colegiado é composto por um grupo de amigos que partilham um mesmo sonho, uma mesma visão e caminham juntos para alcançar um alvo.

3. Uma Olhadela Para o Futuro.
Cremos profundamente que cada membro desta Igreja está neste lugar pela vontade de Deus. Desta forma cremos que o futuro da Igreja passa necessariamente por cada uma destas vidas.
A Igreja, também depende da disponibilidade e do amor dos seus membros. Todos os projectos, os alvos e toda a visão da Igreja passam pelos seus membros. Não será o ministério desta Igreja a realizar toda esta obra sozinho. Cremos que podemos contar com cada um dos nossos membros, com os seus dons e talentos para juntos sermos de uma maneira real uma verdadeira família espiritual.
O Futuro passa por cada um de nós.

Fonte destas informações: Missionário Pr.Kaleb Soares (934 697 181)
Portugal – Fevereiro/2005


Versículo

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna." - (João 3:16)