A Missão de Örebro
Em 1845, nasceu na Suécia John Ongman , filho de gente humilde mas trazendo de berço o grande e nobre ideal de servir a causa de Deus no mundo. Aos dezenove anos, teve uma gloriosa experiência de sa1vação, convertendo-se ao Senhor e sendo batizado num buraco aberto no gelo, no dia 4 de março de 1864, numa aldeia ao norte da Suécia.
Chamado por Deus para obra missionária, depois de ter servido corno pastor em sua terra natal e entre os imigrantes suécos na América do Norte, o Rev. John Ongman fundou e organizou a Örebro Missionsforening com a finalidade de enviar missionários para evangelização de terras estrangeiras, ligando assim, o seu nome ao dos pioneiros das missões modernas.
A Missão de Örebro nasce com a finalidade de somar forças a favor da evangelização pátria e do trabalho transcultural. Várias igrejas locais, pertencentes à convenção Batista Suéca, se unem neste esforço e dão apoio às iniciativas de Ongman. A cooperação entre estas igrejas se concretizava em várias áreas, como o ensino teológico, o trabalho com crianças e jovens, a evangelização e fundação de igrejas na Suécia e o envio de missionários para o exterior.
Três aspectos caracterizaram a Missão de Örebro, desde o princípio:
- Forte ênfase em missões, sendo este o objetivo principal da cooperação entre as igrejas que integravam o quadro da missão.
- Aceitação do movimento carismático/pentecostal com incentivo à experiência de “batismo no Espírito Santo”.
- A abertura para o ministério feminino. Desde as escolas bíblicas, iniciadas em 1892, e o Seminário Teológico, em 1908, havia um espaço reservado para as mulheres se prepararem. Inicialmente, foram aceitas para o trabalho de evangelistas e missionárias, mas na década de 60 também para a função pastoral.
Enquanto Ongman viveu, havia uma forte liderança que mantinha o movimento dentro do seio da Convenção Batista Suéca. Ongman fez parte da diretoria da Convenção por muitos anos e era respeitado pela liderança denominacional apesar de sua linha carismática. Após sua morte, no entanto, não foi possível manter a sociedade missionária dentro da Convenção e, em 1937, houve uma ruptura, dividindo a denominação em duas partes iguais. Metade das igrejas continuaram com a Convenção Batista Suéca e a outra metade organizou definitivamente a Missão de Örebro como uma denominação própria.
Ao longo dos anos, e principalmente nas duas últimas décadas, tem havido uma aproximação entre as duas denominações e vários projetos comuns estão sendo realizados.
Campos Missionários
Como vimos, a primeira tentativa, já em 1894, não deu certo. Em 1908, o casal Sjõgren é enviado para a India, onde inicia o primeiro trabalho da missão que existe ainda hoje.
Segue o envio de Erik Jansson para o Brasil em 1912, e de sua futura esposa Anna Malm e de outro missionário, Carl Svensson, em 1914. O próximo passo foi a República do Congo, na Africa, também no ano de 1914, e a República Centro Africana em 1923.
No ano de 1996, antes de fundir-se com duas outras missões, que mencionaremos abaixo, a Missão de Örebro tinha 130 missionários em mais de 30 países, em todos os continentes do globo.
Situação Atual
Em 10 de janeiro de 1997, a Missão de Örebro fundiu-se com duas outras missões de origem batista e de linha pentecostal: a HF (Helgelsefórbundet - Aliança de Santificação) e a FB (Fribaptisterna - Batista Livre). As duas tinham surgido logo antes da Missão de Örebro, na segunda metade do século passado. A nova denominação, oriunda desta fusão, chama-se intemacionalmente de lnterAct, sendo que o nome na Suécia é Nybygget - Kristen Samverkan (Nova Construção - Cooperação Cristã).
A InterAct agrega hoje 390 igrejas locais e soma em torno de 29.000 membros. Possui 180 missionários em mais de 40 países e coopera com organizações nacionais e internacionais em todos os continentes.
VISÃO E ESTRATÉGIA MISSIONÁRIA
A ênfase em missões transculturais tem sido uma das características mais fortes da Missão de Örebro durante toda a sua existência, e é algo mantido também na nova estrutura. A visão missionária é incutida nas crianças desde a Escola Dominical e passa pelos diferentes grupos das igrejas locais. Toda a igreja tem o seu envolvimento em missões e, geralmente, o seu próprio missionário.
Por ocasião do Congresso Mundial de Evangelização em Lausanne, na Suiça, em 1974, houve grande participação da missão antes, durante e após o evento. A declaração de Lausanne tornou-se o lema principal do trabalho nestes últimos 20 anos: “Toda a Igreja levando todo o Evangelho a todo Homem em todo o Mundo”. A declaração inclui também princípios que norteiam a atividade missionária tanto evangelística como social.
Numa necessária adequação à realidade de nossos dias, a InterAct tem trabalhado com a elaboração de uma estratégia missionária, que pode ser resumida nas seguintes palavras:
- Visão Holística - a atuação a favor de um evangelho integral onde todas as necessidades do ser humano são vistas, tanto na área espiritual como social, material, fisica, etc.;
- Mudança de Foco - uma mudança de investimentos missionários, tanto de recursos financeiros como de obreiros, diminuindo a participação em campos onde já existe uma forte igreja nacional, e aumentando o envio para as áreas menos evangelizadas, como a Janela 10-40, onde há muitos povos não alcançados.
- Globalização - acompanhando as tendências mundiais de aproximação entre os países e as culturas, trabalhando com boa tecnologia, onde é possível, e dando espaço para uma flexibilidade em termos de categoria de missionários. Isto inclui, por exemplo, uma participação mais ativa dos chamados “fazedores de tenda”, profissionais que vão para um país fechado ao evangelho ou carente de mais obreiros.
- Cooperação - num reconhecimento da diversidade do corpo de Cristo e na necessária busca de parceria para alcançar o mundo com o evangelho.
CONCLUSÃO
Conhecer nossas raízes é importante para termos uma identidade denominacional. Quem sabe mais do que isto, a história nos ensina dos erros e dos acertos. A presença divina, no meio das iniciativas, nos inspira e nos dá confiança para o presente e para o futuro. Faça uma revisão dos aspectos mencionados acima, tentando descobrir princípios válidos também para os nossos dias.
Parte deste artigo foi extraido da Revista da Escola Dominical (Pr.Bertil Ekström)
Terceiro Trimestre de 1998