Imergem ou se enterram com Cristo no batismo

Se vamos tomar a Bíblia como a única regra de fé e ordem então o exemplo do Novo Testamento deve ser o padrão para as práticas da igreja que Jesus Cristo estabeleceu no Novo Testamento. Se há batismo, quem é que pode participar dele? Se tem batismo no Novo Testamento, e queremos ser iguais à igreja do Novo Testamento, pergunto, quem participou dos batismos do Novo Testamento? Se tem batismo que não é fiel hoje ao que foi praticado no Novo Testamento, quando e como tem se desviado daquele padrão? Essas perguntas queremos responder por este estudo.

O modelo do Batismo no Novo Testamento

  1. O Candidato certo - o convertido, Atos 8:35-37 (Salvação é por Cristo só - João 5:24. É o sangue de Cristo que lava o pecador, e nunca a água - I Ped 1:18,19; Apoc 1:5)
  2. O modo certo - imersão na água - Atos 8:38,39 (não se acha outra maneira de batizar no Novo Testamento senão pela imersão, algo que a própria palavra ‘batizo’ quer dizer, e isso em água).
  3. A Razão certa - mostrar a fé - Atos 8:37
  4. O administrador certo - com autoridade da igreja - Mat. 3:13
  5. A autoridade certa - da igreja que Cristo começou - Mat. 28:18-20; (Atos 19:1-7)

Quem participou do Batismo no Novo Testamento e quando foram batizados?

  1. Jesus participou DEPOIS DE SER SEPARADO para o serviço público - Mat. 3:13-17.
  2. Era para os fariseus participarem DEPOIS de produzirem frutos dignos de arrependimento - Mat. 3:8.
  3. Os da igreja primitiva DEPOIS de receber a Palavra de Deus com alegria - Atos 2:41.
  4. O Apóstolo Paulo DEPOIS da sua conversão - Atos 9:3-6, 17-19.
  5. OS SALVOS nas viagens missionárias - Lídia (Atos 16:14,15); carcereiro (Atos 16:30-33); Crispo e muitos dos coríntios (Atos 18:8); os 12 discípulos em Éfeso (Atos 19:1-7).
  6. O mandamento de Cristo à Igreja era batizar OS QUE FORAM FEITOS DISCÍPULOS de todas as nações - Mat. 28:19 e OS QUE CRERAM - Marcos 16:16.

A mudança do padrão pelos séculos

  1. Quase até o fim do segundo século a prática de batismo pela imersão foi administrada quando a infusão (derramamento) e o batismo de crianças começou a ser praticada (Christianity Through the Ages, p. 129). O batismo mudou de imersão entre os Católicos para derramamento de água no meio do segundo século (Christianity Through the Centuries, p.90). De pouco em pouco os Católicos deram sustento à crença que batismo é um sacramento. Sacramento é algo que o homem faz na igreja que proporciona graça salvadora.

“Os Católicos crêem que a graça comprada por Cristo só pode ser derramada pelas mãos do sacerdócio da igreja. Que o batismo lava mesmo o pecado original e torna o pecador um Cristão. Que quando uma pessoa é batizada ela é imediatamente regenerada e espiritualmente nascida novamente.” (Doutrina Católica na Bíblia por Samuel D. Benedict)

Esta prática entre os Católicos de crer que batismo ajuda na salvação começou pelo menos no ano 251 d.C pois foi naquele ano que as igrejas verdadeiras recusaram aceitar o batismo administrado na infância ou para salvação, donde lhes veio o mais antigo apelido - Anabatistas, que significa rebatizadores (O Rasto de Sangue por J. M. Carroll).

  1. Quando veio o período da Reforma (1517 - 1563) várias igrejas nacionais foram criadas. Essas igrejas nacionais incluem Luteranismo (Martino Lutero, Alemanha, 1530), Presbiterianismo (João Calvino na Suíça, 1536 e por João Knox na Escócia, 1560), e Anglicanismo (Henry VIII, Inglaterra, 1534). Deve ser lembrado que estas igrejas foram parte da Igreja Católica por mais de mil anos antes da reforma. Os Anabatistas existiam antes da reforma e eram fiéis à prática do batismo certo do Novo Testamento desde o tempo de Jesus.
  2. Há igrejas existentes hoje que batizam pela imersão que em outros pontos não são como a igreja que Jesus estabeleceu no Novo Testamento. Não é o batismo somente que dá credito à autenticidade de uma igreja Nova Testamentária. O batismo é só um ponto entre outros. Todas as distintivas devem ser consideradas juntas para determinar se uma igreja é verdadeira ou não.

A Circuncisão do Velho Testamento e o Batismo do Novo Testamento

  1. Há os que querem afirmar que a circuncisão no Velho Testamento tem o seu igual em batismo no Novo Testamento. Usando Col 2:11,12 muitos querem afirmar essa doutrina. Mas a referência em Colossenses quer apontar aquela obra feita por Cristo “não feita por mão”. Que isso não é batismo é claro pois batismo é feito pelas mãos. Refere-se à obra de Deus na salvação.
  2. Circuncisão é externa, um corte da parte da carne, batismo é para mostrar o que aconteceu internamente, a remoção do pecado da carne. Uma é da lei, de Moisés, a outra é da graça, de Cristo. O que o circuncisão do Velho Testamento mostrou foi a salvação de Cristo.
  3. Os símbolos e tipos do Velho Testamento tem seu cumprimento no Velho Testamento pelos significados no Novo Testamento, não pelas ordenanças exclusivamente. As leis do Velho Testamento eram para a nação de Israel em geral, convertido ou não. As ordenanças da igreja são só para pessoas em particular: os salvos da verdadeira Israel espiritual.
  4. As Escrituras não ensinam que o batismo toma o lugar de circuncisão em nenhum lugar.

Crianças não devem ser batizadas sem que elas confessem a fé.

  1. A comissão de Cristo à Sua igreja limita batismo aos que: são “discípulos de todas as nações”(Mat. 28:19); crêem (Marcos 16:16).
  2. Os exemplos da igreja primitiva limita batismo aos que: “de bom grado receberam a sua palavra” (Atos 2:41); crêem (Simão , o mágico - Atos 8:13; eunuco etíope - Atos 8:37; Saulo - Atos 9:6, 18); receberam o Espírito Santo (Atos 10:44-48); eram discípulos (Atos 19:1-5).
  3. A expressão, “e logo foi batizado, ele e todos os seus” (Atos 16:31,33) não significa que criancinhas das casas foram batizadas junto com o “cabeça do lar”. Não há prova que existiram crianças nestes lares, e se existissem crianças nos lares e fossem batizadas, mesmo que não creram, é entendido que os moços, moças, servos, servas, adultos e adultas quaisquer que fizeram parte do lar foram batizados mesmo que não foram convertidos. O que é bom para as criancinhas que não creram é bom para os outros no lar que não creram também. A verdade é que a casa “e todos os seus” foram batizados por que “todos os seus” foram convertidos. Não há dúvida qualquer que os apóstolos entendiam e cumpriram o que Jesus mandava pela comissão e batizaram só os que creram. 

O simbolismo do batismo ensina que só os que morreram com Cristo podem ser batizados

  1. Batismo simboliza enterramento (Rom 6:4; Col 2:12), então só os que estão mortos com Cristo podem ter o símbolo de sepultamento.
  2. Batismo retrata o evangelho: a vida, morte, sepultamento e a ressurreição de Cristo pelos nossos pecados (I Cor 15:3,4; Col 2:12,13), então só os que conhecem o evangelho podem, com consciência limpa, ser batizados (I Pedro 3:21).
  3. Batismo é um símbolo da verdade que andamos em novidade de vida (Rom 6:4-6), então é entendido que só os que andam em novidade de vida podem retratar o simbolismo que o batismo mostra.
  4. Batismo é uma declaração publica feita pelo crente na esperança de ressuscitar como Cristo ressuscitou dos mortos (Col 2:12), então só os que têm tal esperança podem participar no ato de simbolismo desta esperança: os que já morreram em Cristo pela fé.

Pastor Calvino - Igreja Batista – Catanduva-SP

 


Versículo

Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim." - (João 14:6)